sábado, 7 de fevereiro de 2009

Quem quer ser um milionário? (slumdog millionaire)

Por Leo Leite

Direção: Danny Boyle

Gênero: Drama

Duração: 120 min.

Elenco: Dev Patel, Anil Kapoor, Freida Pinto, Saurabh Shukla, Rajendranath Zutshi, Jeneva Talwar.

A corrida pelo Oscar já começou, e quem não quer levar o prêmio de melhor filme? Slumdog Millionaire é um forte concorrente nessa disputa, dirigido por Danny Boyle diretor de A praia e Alerta solar.

O filme narra a estória de Jamal Malik (Dev Patel) um garoto indiano de 18 anos que participa de um programa de TV de perguntas e respostas. Ao chegar quase na final do jogo ele é preso e torturado, suspeito de trapacear. Afinal como um menino que passou toda sua infância na favela poderia ter tais conhecimentos?

Durante seu interrogatório ele vai revelando fatos de sua vida que explicam como ele sabia as respostas, e como não sabia a resposta da ultima questão. Jamal sempre viveu com seu irmão Salim, se envolvendo com tráfico de drogas e perigosos traficantes. Nesse caminho ele conhece a menina Latika, por quem se apaixona. Esse amor (como todo romance, raras exceções) é impedido por diversos fatores, por isso o garoto quer participar do jogo, para que ela o veja na TV.

O roteiro é baseado na história de um indiano analfabeto que levou o prêmio de 20 milhões de rúpias no programa "Who Wants To Be A Millionaire?", chocando toda a população.

O roteiro do longa é bem construído, tem uma narrativa fragmentada com vários flashes de tempo. O que deixa o expectador dentro da cabeça de Jamal com suas angustias e suas lembranças. Assim vai se construindo uma interação que deixa a tenção do final cada vez mais forte.

O longa foi todo rodado na Índia, o que deixou o filme natural. A fotografia aposta em ângulos alternativos e diferentes, como planos desalinhados. A interpretação dos atores passa por diversos clichês durante todo o filme, mas nada que comprometa a beleza da trama. Mas o que realmente chama a atenção e deixa qualquer expectador de boca aberta é a edição, que se desenvolve no ritmo em que você pisca seus olhos. Era isso que toda edição tem a incumbência de fazer, para que as imagens não cansem e sim agradem. Cortes simples, intensos e que falam por si só.

A produção, de 15.000.000 de dólares, já levou quatro estatuetas no Globo de Ouro e está concorrendo a dez no Oscar 2009, sem dúvida não levará todas, mas também, não sairá de mãos vazias. E pra quem ficou com vontade de ver, o filme está previsto para estrear no Brasil no dia 06 de Março de 2009.


Leo Leite é estudante do quarto período de Rádio e TV na UFPE, já foi produtor do Opinião Pernambuco na TVU e hoje é produtor e repórter do Cinema 11, programa da mesma emissora.


www.esferartv.blogspot.com

Um comentário:

Denise Lela disse...

Cara,gostei muito dos seus comentário sobre esse filme!
se tiver tempo passa no meu e ve se gosta do q eu escrevi sobre o filme e se vc concorda ou não,tah?
Beijãoo!