terça-feira, 10 de fevereiro de 2009

Dúvida (Doubt)

Por Leo Leite


Drama / 2008 / 104 min.
Direção: John Patrick Shanley
Roteiro: John Patrick Shanley
Com: Meryl Streep, Philip Seymour Hoffman, Amy Adams, Viola Davis, Lloyd Clay Brown, Joseph Foster, Bridget Megan Clark, Lydia Jordan, Paulie Litt, Matthew Marvin, Evan Lewis



Depois de ter sido indicada 15 vezes ao prêmio de melhor atriz no Oscar, não é se espantar que Meryl Streep esteja deslumbrante no filme do diretor John Patrick Shanley, Dúvida. A interpretação dela, como sempre, é viceral passando de uma emoção para outra belissimamente, como só a camaleoa do cinema, Meryl Streep, conseguiria. Nos primeiros minutos de filme o expectador já fica com medo daquela freira rígida, recordando os tempos de escola.

A história se passa dentro de um colégio religioso, onde Meryl Streep vive a irmã Aloysius, reitora do local. O olhar da freira deixaria até Miranda Priestly (O diabo veste Prada) com medo. O padre Flynn (Philip Seymour Hoffman) é o responsável pela paróquia, ele se dá muito bem com um aluno negro, único da instituição. Há também a irmã James (Amy Adams), professora dos jovens, que traz toda a ingenuidade e inocência do filme.

Quando a reitora toma conhecimento do protecionismo que o padre tem em relação ao menino negro, começa uma verdadeira caça as bruxas atrás do sacerdote, querendo provar que ele aliciou o menor. O filme é narrado com cenas longas e dramáticas, seguradas por uma boa direção, fotografia, mas muito mais pela interpretação dada aos personagens. Esses diálogos enormes é o que deixam as dúvidas nos expectadores. Muita coisa é dita de forma clara, e muita coisa é dita de forma abstrata ou hipotética. Será que o padre aliciou o jovem aluno? Será que tudo não está dentro da cabeça da freira? Não seria a intenção dela expulsar o garoto da escola? Muitos questionamentos surgem. Essa atuação de muitas emoções revela uma irmã Aloysius de carne osso, que pode chorar, ser dura, ser frágil, acertar e errar.

A fotografia do filme monta um clima claustrofóbico, a direção de arte é simples sem muito rebuscamento, definitivamente é a atuação que segura o filme do inicio ao fim.

Vejam o trailler desse longa.

www.esferartv.blogspot.com

Nenhum comentário: