segunda-feira, 9 de fevereiro de 2009

O Leitor (The Reader)

Por Leo Leite

Direção: Stephen Daldry

Genero: Drama/Romance

Elenco: Ralph Fiennes, Kate Winslet, David Kross, Bruno Ganz, Lena Olin.

Mais um concorrente a melhor filme no Oscar 2009, além de concorrer o prêmio de melhor atriz para Kate Winslet.

No inicio um filme silencioso revelando os dois personagens principais: Hanna Schmitz (Kate Winslet) e Michael Berg (David Kross). Eles vivem na Alemanha dos anos 50 pós-segunda guerra.

O garoto que está andando na rua e não se sente bem, ao parar em uma viela para vomitar recebe a ajuda de uma mulher. Tempos depois da quarentena do jovem doente ele volta para agradecer a Hanna, a mulher que cuidou dele. A partir daí se desenvolve um romance entre os dois, mesmo com a diferença de idade. Esses personagens desenvolvem uma relação de confiança, convivência e troca. Enquanto ela o ensina as malicias da vida com uma mulher, ele, em troca, lê para ela. O filme vai se desenvolvendo de forma bem poética, e o sexo é passado de maneira pura e lírica.

A dama se apaixona não só pelo garoto, mas pelos livros clássicos da literatura alemã (e outras) que ele lê para ela, que é analfabeta. Com o tempo Hanna desaparece de sua vida e o reencontro ocorre oito anos depois, quando ele é um estudante universitário de direito e ela ré em um jugamento por ter cometido crimes de guerra contra judeus. Com vergonha de dizer que não sabe ler, a mulher aceita a condenação de uma prisão perpetua.

O filme é baseado na obra do escritor Bernhard Schlink, a direção é de Stephen Daldry, que também concorre como melhor diretor por esse longa. Ele dirigiu filmes como Billy Elliot e As horas.

Kate Winslet é uma grande concorrente ao prêmio de melhor atriz sem dúvida nenhuma, aliás a única dúvida que pode tirar a estatueta de Kate é A dúvida, filme onde Meryl Streep também está concorrendo na mesma categoria. A Hanna de Winslet passa uma sensibilidade, ingenuidade, experiência e poesia únicas, deixando o expectador angustiado durante todo o decorrer da história. A fotografia do filme também fala por si só diversas vezes, ajudando ainda mais a criar o clima dramático da situação. E nesse ponto também entra a direção de arte, que constituiu um ambiente fechado e convidativo onde ocorre o romance dos dois. Uma casinha modesta, alguns móveis em madeira rústica simples, uma banheira de porcelana e uma janela onde o sol entra.

Ta aí mais um filme que não vai sair na noite de 22 de fevereiro com as mãos abanando. O longa já está nos cinemas de todo Brasil, acompanhem o trailer.

E pra quem gosta de ler o livro antes de ver o filme, disponibilizamos aqui uma versão em espanhol para download.

Clique aqui


Leo Leite é estudante do curso de comunicação social com habilitação em Rádio e TV e é produtor e repórter do Cinema 11, programa de cinema da TV Universitária.


www.esferartv.blogspot.com

Nenhum comentário: